Recent Posts

Postagens Recentes

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Já conhece o Nike+ (Plus) ?

Você pode estar iniciando suas caminhadas ou começando a correr. Não importa o seu nível. Mais cedo ou mais tarde, você vai precisar controlar a sua quilometragem.



O Nike+ é um aplicativo que vai te ajudar a controlar todos os dados de suas caminhadas/corridas. O aplicativo é gratuito e está disponível para iPhone/iPod e dispositivos Android.
 
Configure sua altura, peso, sexo e estará pronto para correr! De forma simples, você inicia o aplicativo, corre e depois verifica todas as informações da corrida:
- Tempo (total e parciais a cada quilômetro);
- Calorias queimadas;
- Ritmo (total, parcial de cada quilometro, mais rápido e mais lento);
- Mapa da corrida (quando utilizado o GPS do iPhone)
 
As informações listadas acima são apenas as básicas que todo corredor precisa! Mas o mais legal fica por conta das demais funcionalidades, principalmente a integração com o Facebook! Afinal de contas, de que adianta correr se você não pode contar para todos os outros gordinhos sobre sua performance? :)
 
Ao final da sua corrida, o aplicativo pode publicar automaticamente em seu perfil todo o seu desempenho, incluindo até mesmo o mapeamento do seu percurso quando utilizado o GPS do iPhone. (tudo isso com sua devida autorização)
 
“Mas eu corro na esteira! Ele funciona também?” SIM! Ao iniciar sua corrida, você tem quatro opções:






 
 



 
1) Local: Ambiente Externo ou Ambiente Fechado (esteira)
Em ambiente externo, o iPhone utiliza o GPS para calcular a distância percorrida e mapear o percurso.

Já no ambiente fechado, o cálculo de distância fica por conta dos acelerômetros do iPhone/iPad. O aplicativo leva em consideração sua altura para calcular a distância percorrida a cada passo. Para isto, o iPhone/iPod precisa estar preso ao seu corpo, então é recomendado utilizar um suporte de iPhone para carregá-lo no braço. Não vai ser nada confortável ficar carregando o iPhone na mão por 5, 10, 21, 42Km, não é? (Tem gente aqui no Blog que faz isso...)
 
Nas primeiras corridas você pode ter uma quilometragem pouco confiável, mas após algumas calibrações, os dados ficam mais precisos.
 
Para calibrar o aplicativo é facil:
- Faça uma corrida de pelo menos 1km em alguma pista onde você possa confirmar a distância percorrida (ou uma boa esteira com valores confiáveis);
- O percurso deve ser plano e você deve correr em um ritmo constante;
- Finalize a corrida e então verifique a distância marcada pelo aplicativo;
- Caso a distância calculada pelo aplicativo seja muito diferente do real marcado na pista, utilize o botão “Editar corrida” localizado no canto superior direito para definir a distância correta. (o botão lembra um velocímetro)
- Nas próximas corridas você já terá dados mais precisos :)
- Se o botão de calibração não aparecer, é porque a sua corrida não pode ser utilizada. Voce pode ter corrido menos de 1Km, ou então não manteve um ritmo constante. (Ocorre muito raramente)

 
2) Música: Aqui você pode escolher as músicas que vai ouvir durante a corrida. Pode ser uma lista de reprodução, apenas um artista ou até mesmo músicas aleatórias. Se, assim como eu, você prefere correr sem música, esta opção também está disponível.
 

3) Orientação: Durante a corrida, você pode verificar na tela do iPhone a distância percorrida, tempo, calorias. etc. E como o iPhone vai preso ao seu braço, você pode optar por utilizar no braço esquerdo e direito. Para os dados não ficarem de ponta-cabeça no seu braço, você utiliza esta configuração para achar a posição mais confortável.
 
4) Receber incentivos: Ativando esta opção, ao iniciar uma corrida, o aplicativo publicará no seu perfil do Facebook um aviso que você começou a correr. Se você estiver correndo e ouvir uma torcida gritando e aplaudindo, significa que algum amigo curtir o seu status no facecbook.
 
“O aplicativo só faz isso?” Está insatisfeito ainda? Calma que tem mais!
 
Não é necessário ficar olhando para a tela o tempo todo para checar sua distância ou tempo. Durante a corrida, a cada quilômetro percorrido, uma voz ditará seus dados acumulados: distancia percorrida, tempo total e ritmo médio.
 
Você ainda pode comparar o seu desempenho com os seus amigos do Facebook que também utilizam o aplicativo. É possível acompanhar um ranking semanal e mensal de distância percorrida! Isso acaba gerando certa competição entre vocês, o que não deixa de ser um incentivo, não é mesmo? Mas tome cuidado e utilize este incentivo ao seu favor! É melhor ser o último do ranking do que abusar dos seus joelhos!
 

Outra forma bem legal de incentivar a galera é criando desafios! Você determina uma distância, uma quantidade de dias e envia o convite para os seus amigos. O primeiro a cobrir a distância determinada dentro do tempo determinado fatura o desafio!


 
Você ainda pode fazer uma coleção de troféus conforme for cumprindo os objetivos do aplicativo.
 

E conforme vai aumentando sua quilometragem, vai subindo de nível.


O aplicativo ainda faz um controle de:
- Qual foi sua corrida mais longa (maior distancia)
- Corrida mais demorada (maior tempo)
- Qual foi o seu quilômetro mais rápido
- Sua milha mais rápida (1,61Km)
- Seus 5K mais rápidos
- 10K mais rápidos


E utiliza todos estes dados como forma de incentivo. Antes de iniciar uma corrida, ele pode sugerir que você tente bater o seu recorde de 5K mais rápidos, ou corrida mais longa...
 
Todas as suas corridas são sincronizadas com o servidor da Nike! Portanto você pode acessar o site nikeplus.nike.com e verificar todas as informações de suas corridas.





Já esta correndo? Baixe o aplicativo e utilize-o a seu favor!

Ainda não corre? Então saia da Internet, tire essa sua bunda da cadeira e vá se exercitar!

Até a próxima corrida!













Marcio Atalla falou hoje na CBN sobre atividade física para crianças !! Só 3minutos !

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!

Dezim
VG