Recent Posts

Postagens Recentes

sábado, 3 de agosto de 2013

Calçado ideal

Achar o calçado ideal  sem dúvida nenhuma é o primeiro passo
para não ter problemas com lesões
 
 
 
 
Mas, um tênis pode mesmo evitar lesões ?
 
"Sim, os tênis podem diminuir o risco de lesões, porque eles podem alterar a postura e o modo como as forças repetitivas da corrida e caminhada são aplicadas ao corpo" é o que diz PETER LARSON, professor de biologia na Saint Anselm College. 
O Doutor em ciências naturais do Human Performance Laboratory da University of Calgary e autor do livro "Biomechanics of Sport Shoes" (traduzido livremente para "A biomecânica do tênis esportivo") afirma : "Precisamos de um tênis que seja adequado a nossa biomecânica. A avaliação feita em lojas especializadas (aquelas que verificam o seu tipo de pisada: leia mais aqui!) é muito útil, mas não infalível. Meu melhor conselho é se orientar pelo conforto na hora da compra. E, se você sentir dores depois de ter corrido usando um tênis, pode ser um sinal que está usando o tênis errado. Se um tênis for confortável e permitir a pronação neutra - em que o movimento não é contido nem exagerado, ele provavelmente é a melhor escolha.
 
Adidas Spring Blade - lançamento mundial AGO/2013
 
 
Bom, a dica que eu tenho a dizer é que se você está fora do peso ideal, precisa de um tênis que além de buscar que sua pisada seja neutra, principalmente AMORTEÇA o impacto do seu pé com o solo.
 
Portanto, se alguém acima do peso quiser optar por qualquer tênis MINIMALISTA (aqueles que alguns corredores de elite peso pernilongo usam, com zero amortecimento, zero de drop*) estarão contribuindo para lesões nos pés, tornozelos, calcanhares e principalmente joelhos.
 
 
* Drop : é a diferença de altura da parte da frente do seu pé, com relação ao calcanhar. Tênis Minimalistas tem drop de 1, 2 mm ... tennis com amortecimento acima de 10mm
 
 

E as palmilhas ? Funcionam ??
Estudos indicam que estas palmilhas são eficientes somente em pessoas com excesso de PRONAÇÃO ou PÉ CHATO. Se você continuar sentindo muitas dores no pé, procure um fisioterapeuta especializado em corrida. Afirma Reed Ferber, cinesiologista na Universidade de Calgary no Canadá !


É verdade que os tênis com amortecimento tem um prazo de validade ??
 
SIm ! O tênis com amortecimento que você usa para correr ou caminhar primeiramente não deve ser usado para passeio, pois você estará diminuindo o poder de amortecimento gradualmente. Segundo que após o uso ele precisa de mais de 12h de descanso para que o amortecimento volte a ficar normal e possa ser reutilizado. 
 
Por último, segundo o guia de prevenção e tratamento de dores e lesões**, vale lembrar que os tênis devem ser substituídos antes de ficarem gastos e, de modo geral, indica que a vida útil dos tênis está entre 480 km e 800 km. Veja três maneiras de identificar se o seu par perdeu a qualidade:
Dores nas pernas: se você sente uma leve dor nos pés ou nas pernas, inclusive se não houve mudança no treino ou a sensação de que está sentindo mais o solo do que deveria, é bem provável que a dor venha dos seus tênis.

Rasgos e desgastes visíveis: se a sola está desgastada até a altura da entressola, ou se a entressola está comprimida ou pregueada, significa que os tênis já passaram de sua vida útil.

Inclinação: quando os tênis não ficam retos quando colocados em pé demonstram que perderam a estrutura e não são mais capazes de protegê-lo de forma adequada. E se há inclinação para dentro ou para fora, é necessário substituí-los.
**Guia de prevenção e tratamento de dores e lesões / Dagny Scott Barrios - tradução Magda Mendes Marques - São Paulo: Editora Gente, 2009.
 


 
 
 
 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!

Dezim
VG